X
+55 (11) 5667-8600 / 5660-8538 atendimento@cursoingles2anos.com.br

Metodologia

uma metodologia japonesa chamada Não Linear
A Excellent Global trabalha com uma metodologia japonesa chamada Não Linear, que busca desenvolver o conhecimento do inglês em cursos com duração máxima de 2 anos. O objetivo da Metodologia Não Linear é construir as habilidades dos alunos num processo natural de aprendizagem, onde você primeiro aprende a falar, depois a ler e escrever e, por último, aprende a gramática, igualmente como aprendemos o português.

A metodologia Não Linear é considerada até 6 vezes mais eficiente e rápida do que os cursos tradicionais, pois estimula os alunos a revisarem o conteúdo constantemente. Essa técnica leva os estudantes a relembrarem as matérias até 150 vezes, formatando um conhecimento verdadeiro e estimulando o raciocínio no novo idioma.

As turmas da Excellent Global vão do nível básico ao avançado, com uma carga horária de 200 horas. O sistema exclusivo de ensino utilizado pela Excellent Global, que é mundialmente falado e totalmente inédito, se baseia em dois princípios: a Internalização e o Mapeamento do Conhecimento.

A Internalização ocorre quando o conhecimento é alocado e processado no cérebro, ou seja, “eu entendo e aplico”. Simplificando, internalizar é aprender e usar.

Já o Mapeamento do Conhecimento significa ter o controle total do que você precisa aprender e monitorar 100% desse conhecimento.

Metodologia Linear x Metodologia Não Linear

A metodologia linear divide o conhecimento em blocos “organizados”. O professor esgota determinado conteúdo em uma lição para que, na próxima, ele aborde da mesma maneira um assunto totalmente novo.

Nos cursos de idiomas convencionais, a fórmula é:

 

A + B + C + D + E + F…

 

O resultado desse tipo de aprendizado leva à memorização, que é temporária e residual, não sendo suficiente para levar ao raciocínio pela falta de detalhes.

Já na Metodologia Não Linear vários conteúdos são ensinados, em pequena proporção. À medida que progridem as unidades (aulas), o conhecimento é revisado e novos conteúdos são agregados para serem relacionados com os temas anteriores.

A fórmula então torna-se:

A

A + B

A + B + C

A + B + C + D

A + B + C + D + E

A + B + C + D + E + F

E assim sucessivamente… Ou seja, na última unidade (lição), você ainda se lembra do que viu na primeira aula. O resultado dessa metodologia é, inicialmente, a memorização e, subsequentemente, a internalização, onde o aluno lembra e utiliza tudo o que viu anteriormente.

Comparativo de metodologia

Outra Escolas

Curso linear

Excellent Global

Não Linear

Aluno aprende o genérico primeiro para depois aprender o específico (o que ele realmente usa).
Aluno inicia o aprendizado pelo conteúdo que ele efetivamente usa no dia-a-dia.
Aluno aprende um tempo verbal por vez.
Aluno aprende todos os tempos verbais ao mesmo tempo, assim como tudo o que precisa para falar.
Conteúdo não é revisto até ser aprendido.
Conteúdo é revisto até o aluno ter aprendido.
Professor ensina partindo do mais fácil para o mais difícil.
Professor ensina partindo do que é mais usado para o que é menos usado.
Aluno ouve muito, fala pouco.
Aluno fala muito, ouve muito e participa muito.
A metodologia linear é confusa. Tem muita teoria.
A metodologia não-linear é basicamente prática.
O aluno aprende muitas regras gramaticais.
O Aluno aprende a aplicação do idioma no mundo real.
O aluno aprende para usar.
O aluno aprende usando.

O Método Não Linear

O Método Não Linear da Excellent Global desenvolve o aprendizado do idioma através de um processo natural, usando como referência a maneira como os nativos realmente aprendem os idiomas de seus países de origem.

Em qualquer língua do mundo, as pessoas aprendem a falar primeiro e, em seguida, são apresentadas à gramática. Respeitando este sistema, as habilidades são trabalhadas por meio de treinos em que o aluno ouve, entende, repete e cria.

Após frequentes atividades que utilizam a verdadeira ordem do aprendizado, todos ficam preparados para ter contato com o conteúdo gramatical para aperfeiçoar o conhecimento. No Método Não Linear, dois princípios pedagógicos são empregados para ensinar inglês: a Internalização e o Mapeamento de Conhecimento.

O que são Internalização e Mapeamento de Conhecimento?

A Internalização e o Mapeamento de Conhecimento são atividades que capacitam as pessoas a guardarem o conteúdo ensinado em sala de aula. Por incrível que pareça, nossos cérebros estão treinados a esquecer, pois seria necessária uma capacidade ilimitada de memória para guardar todas as informações que recebemos diariamente.

Após estudos científicos, foi verificado que a repetição é capaz de recuperar e arquivar o aprendizado antes que ele seja excluído pelo nosso cérebro. Depois de exercícios de repetição e reforço e muito contato com o novo idioma, o inglês se torna automático e internalizado. Em outras palavras, o novo idioma fica na ponta da língua e na superfície da memória.

Para que isso aconteça, as lições são apresentadas gradativamente aos alunos, por meio de treinos didáticos e interessantes, em que é proporcionado um conhecimento acumulativo e conectado, criando o Mapeamento de Conhecimento.

Já a Metodologia Não Linear é uma técnica japonesa que facilita o aprendizado, considerada até 6 vezes mais eficiente e rápida do que os cursos tradicionais, pois estimula os alunos a revisarem o conteúdo constantemente. Essa técnica leva os estudantes a relembrarem as matérias. Graças aos benefícios da técnica, os cursos da Excellent Global têm duração máxima de 2 anos.