X
+55 (11) 5667-8600 / 5660-8538 atendimento@cursoingles2anos.com.br

Latest News

MBTI: o ensino que valoriza a individualidade

Os educadores interessados em produzir resultados, tornar a sala de aula interessante e ter alunos que gostam de aprender devem se debruçar sobre teorias de psicologia e pedagogia para entender que, em uma sala de aula, existem pessoas muito diferentes umas das outras. Por isso, a Excellent Global quis aprimorar o ensino de inglês e trabalhar com a individualidade dos alunos, promovendo um ensino mais sensível, que percebe as diferenças e aproveita as vantagens de conhecer melhor os estudantes que começam os cursos de idiomas.

Com a metodologia do MBTI, é possível trabalhar com temas e assuntos que realmente interessam aos alunos. Por exemplo: em uma sala de 15 estudantes pode haver uma variedade impressionante de gostos musicais, cargas culturais, hobbies, esportes e histórias de vida. Com um ensino personalizado, o professor consegue explorar melhor todas essas vertentes relevantes.

Com o objetivo de conhecer melhor os alunos e separar materiais específicos para eles, a Excellent Global aplica o exame M.B.T.I., um teste que identifica o comportamento e a preferência de cada pessoa que entra na escola. Com isso, os educadores conseguem respeitar as nuances de cada pessoa para deixar o aprendizado de inglês mais produtivo e interessante.

 

Mais sobre o M.B.T.I

Carl Jung, psicanalista conceituado, desenvolveu um estudo sobre as preferências e como elas são importantes para atrair ou repelir pessoas em todas as áreas. O Trabalho de Carl Jung foi aprimorado pelos cientistas Isabel Myers e Katherine Briggs, através de uma forma de identificar em cada pessoa suas preferências.

O teste é utilizado amplamente pelo mundo para auxiliar alunos que querem bons resultados em seus cursos. Após uma etapa de perguntas e respostas, os educadores conseguem identificar alunos que são mais extrovertidos e os mais introvertidos e, com base nesses dados, direcionam os estudos de forma mais precisa e eficaz.

Um exemplo é deixar para os mais extrovertidos trabalhos de comunicação direta, como conversas e trabalhos em grupo. Já os introvertidos ficam com textos reflexivos ou com a posse de livros paradidáticos.

O teste não se limita a saber se uma pessoa é extrovertida ou introvertida, mas também busca conhecer seus gostos, preferências e tendências. Existem os alunos pragmáticos e os teóricos, os que preferem as experiências e os que acreditam na inspiração, aqueles que gostam do realismo e os que se deleitam na imaginação.

O M.B.T.I identifica os estudantes mais lógicos e racionais, assim como os mais emotivos e sensíveis. O teste deixa o professor capacitado para separar materiais orientados, que tornam o aprendizado de inglês realmente atraente e geram identificação com o aluno.

É justo que o ensino seja individualizado e que as pessoas, em uma sala de aula de inglês, sejam motivadas por assuntos e comportamentos únicos e realmente importantes. É dessa forma que a Excellent Global trabalha!

Tags:

Deixar um comentário