X
+55 (11) 5667-8600 / 5660-8538 atendimento@cursoingles2anos.com.br

Latest News

Mapeamento do Conhecimento: como nosso cérebro armazena informações

Quando estamos aprendendo inglês, ficamos em contato com um conteúdo muito grande de palavras novas que devem ser organizadas e que ganham sentido quando são utilizadas de forma sequencial. O Método Não Linear respeita a ordem natural de aprendizado e, por isso, funciona verdadeiramente.

Nesse contexto, os alunos vão, de forma explicativa e repetitiva, aprendendo a utilizar palavras, verbos, imagens, sons e frases que acabam sendo incorporadas ao nosso cérebro através da repetição.

Após o armazenamento das informações, quando o inglês já está sendo absorvido e permanece na superfície da memória dos alunos, é possível escolher de que forma o idioma será utilizado, sempre respeitando a organização e o sentido das informações.

Para dar clareza e controle ao aprendizado de inglês, o Mapeamento do Conhecimento é uma ferramenta ideal de monitoramento do conteúdo absorvido em sala. Os professores da Excellent Global tornaram o Mapeamento do Conhecimento uma realidade por meio de um esquema de ensino inovador, em que os assuntos são ensinados de maneira completa e dinâmica. Dessa forma, numa próxima lição, os alunos recebem temas que estão sempre conectados com o anterior.

Esse tipo de metodologia cria uma conexão acumulativa de conhecimento. De uma forma geral, o Mapeamento do Conhecimento respeita uma fórmula de aprendizado hierárquico, representada no sistema abaixo:

A

A + B

A + B + C

A + B + C + D

A + B + C + D + E

A + B + C + D + E + F

 

Parece estranho? Entenda melhor!

Quando assistimos uma aula interessante, ficamos fixados naquele novo conceito e praticamente mergulhamos no que está sendo ensinado. Tudo fica claro e simples. Mas, depois de uma semana sem voltar à aula, basta o professor perguntar sobre o assunto que logo aparece o esquecimento.

Para criar o mapa mental, o conteúdo é revisto e ensinado de forma proporcional, em pequenas quantidades. Sempre é feita a revisão para que o inglês esteja na superfície da memória e, logo, um assunto novo é apresentado para dar continuidade ao processo de aprendizagem.

Com o método do Mapeamento do Conhecimento, é criada uma cadeia conectada de assuntos e o aluno, ao longo das lições, nunca se esquece dos ensinamentos anteriores, realmente sedimentando o conhecimento.

À medida que as unidades evoluem, o conhecimento agregado aumenta, ampliando também a área de abrangência e os conteúdos, que passam a se inter-relacionar, desenvolvendo o raciocínio e, consequentemente, a internalização, pois o aluno entende como utilizar o que memorizou, ou seja, ele realmente aprende.

Tags:

Deixar um comentário